Atividade > Encontros > CSW61 | What´s up 16 de março
Encontros


CSW61 | What´s up 16 de março
19 de Março de 2017 > NY

Olá a todas. Vimos contar-vos como estão a decorrer estes dias do CSW61 em NY.

As principais atividades desenvolvidas pelos Estados, no CSW61, acontecem no edifício da ONU, quer sejam as representações oficiais de onde sairão as Conclusões Finais, quer os side events (eventos paralelos) sobre variadas temáticas. Na maioria, relacionam-se com os temas principais, tais como a agenda 2030 e o empoderamento das raparigas e mulheres a nível económico e não só. Fora do edifício da ONU, estão a acontecer, em simultâneo, diversos eventos paralelos promovidos pelas inúmeras ONGs aqui representadas por cerca de 4000 participantes.

No domingo, dia 12, tivemos a nossa primeira conferência, que decorreu no edifício da ONU, integrada num YouthForum, um fórum de preparação para o CSW. Nessa ocasião, tiveram lugar várias dinâmicas de grupo com o objectivo de se discutir, primeiramente, de que maneira se pode incluir os rapazes na reflexão e compromisso com as questões de género. De seguida, houve uma dinâmica de grupo em que cada um representava um país e defendia diferentes direitos e ideais relacionados com a vida das raparigas, tendo todos, no fim, que entrar em negociações pelo melhor. A partir de segunda feira fomos nós a compor o nosso horário e a nossa forma de participação, escolhendo quais os eventos a que gostaríamos de assistir. Assim, na segunda feira, dia 13, de manhã, participámos num evento paralelo organizado pelo Graal. Chama-se Sacred Ativism e aí vários membros membros foram oradores, partilhando as suas experiências pessoais e culturais. À tarde, assistimos a um outro evento em que se relacionava a violência contra as mulheres com a globalização das redes sociais. Chamava-se Women´s acess to the internet: Eliminating online violence and engendering digital equality.

Dia 14 os trabalhos na ONU foram cancelados devido a uma tempestade de neve.

Quarta-feira, dia 15, foi o dia em que tivemos mais actividades. Começamos por assistir a um evento sobre Human trafficking and labor: acessorizing our lives at the cost of others, isto é, sobre o tráfico humano de pessoas quer para fins laborais quer para fins sexuais. Questionou-se a maneira como nós, enquanto consumidores e cidadãos, podemos combater este fenómeno. De seguida, ouvimos um dos elementos do Graal, a Catheryne Nansubuga, uma rapariga de 14 anos do Uganda sobre Girls teaching human rights. Por último, assistimos a um um evento chamado Her future: challenges and opportunities for Girls and young women economic empowerment, que foi uma oportunidade para ouvirmos relatos de experiências reais de vítimas de tráfico humano e de violência sexual, por parte de raparigas que contavam de que maneira isso influenciou as suas vidas.

Ao final do dia tivemos a oportunidade de estar presentes num jantar com a delegação oficial e ONGs portuguesas, a convite e com a presença da Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino. Foi um agradável momento de convívio onde trocamos ideias sobre os nossos projetos e sobre a experiência do CSW61.

Obrigada por nos acompanharem ao longe.

Beijinhos